Saúde em Rede: Curso Organização do Cuidado em Rede


ATENÇÃO ALUNOS DO CURSO SAÚDE EM REDE
Informamos que a partir do dia 19/02/2022, será realizada uma manutenção no acesso ao curso Saúde em Rede para compatibiliza-lo com a nova atualização do portal Tecpop Minas.

Por esse motivo, comunicamos que o curso estará temporariamente indisponível, com previsão de retorno a sua normalidade até o dia 25/02/2022.

Lamentamos pelos possíveis transtornos e agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Equipe TECPOP MINAS!

o “Projeto Saúde em Rede: Curso Organização do Cuidado em Rede” trata-se de uma ação educacional na modalidade Educação a Distância (EaD), realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), com o objetivo de introduzir os fundamentos teóricos e as ferramentas que podem apoiar a reorganização dos processos de trabalho na APS e na AAE, com vistas à integração da rede de atenção à saúde.

MÓDULO INTRODUTÓRIO:

  1. Apresentação do projeto Saúde em Rede;
  2. Que conceitos podem nos ajudar a colocar em prática o projeto Saúde em Rede?;
  3. De que momentos do projeto Saúde em Rede participarei? (Carga Horária: 7 horas)

MÓDULO I - Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde: 1. A Atenção Primária em Saúde; 2. A Atenção Ambulatorial Especializada; 3. Redes de Atenção à Saúde. (Carga Horária: 7 horas)

MÓDULO II - Território e Saúde: 1. O Território na Saúde; 2. Territorialização; 3. Caminhos para Integração entre a Atenção Primária em Saúde e a Vigilância em Saúde. (Carga Horária: 6 horas)

MÓDULO III - O acesso à Saúde nas Redes de Atenção: 1. Acesso às ações e aos Serviços de Saúde no SUS; 2. Ampliando o acesso ao Cuidado em Saúde. (Carga Horária: 9 horas)

MÓDULO IV - Gestão do Cuidado na Rede de Atenção à Saúde: 1. Cuidado em Saúde; 2. Gestão do Cuidado; 3. Condições Agudas e Condições Crônicas de Saúde: conceitos e diferenças. (Carga Horária: 8 horas)

MÓDULO V - Integração e Comunicação entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada: 1. O Trabalho Integrado entre Equipes no âmbito da Rede de Atenção à Saúde; 2. Que ferramentas podemos desenvolver e utilizar para operar o Trabalho Integrado entre APS e AAE? (Carga Horária: 8 horas)

Saúde em Rede: Curso Organização do Cuidado em Rede
Novo Saúde Pública
Saúde em Rede: Curso Organização do Cuidado em Rede
ESP-MG/SES-MG
Carga: 45 horas.

Requisitos

• Ser profissional da Atenção Primária a Saúde ou Atenção Ambulatorial Especializada;

• Ter no mínimo nível de escolaridade fundamental;

• Trabalhar em Minas Gerais;

• Ter conhecimento básico na utilização de<

mdo